sábado, abril 21, 2012


Entendendo melhor a OTITE!

O assunto de hoje é: OTITE (...em animais!)

Quem aê sabe o que é? A otite é uma infecção no ouvido. Pode ter como origem bactérias, fungos, parasitas do ouvido (ácaros) ou até mesmo objetos estranhos que possam ter entrado dentro do ouvido.

Existem três tipos, a otite externa, média e a interna, de acordo com a parte afetada do ouvido. Quando a infecção afeta o conduto auditivo externo, a otite denomina-se externa. Se a infecção se prolonga para além do tímpano, atingindo a bolha timpânica, estamos perante uma otite média. Se a otite for interna é sinal de que a infecção já atinge a cóclea, o vestíbulo e os condutos semicirculares. Tranquilo de entender, não é?!

As otites médias são normalmente consequência de otites externas não tratadas e as otites internas surgem normalmente em consequência de otites médias prolongadas. 

Existem alguns fatores que predispõem nossos bichinhos a sofrerem com a Otite, são eles:
Umidade do canal auditivo;
Existência de muito pêlo no interior do ouvido;
Predisposição racial (É o caso Shar Pei, por exemplo);
Doenças que provoquem queda da imunidade;
Desequilíbrios endócrinos;
Traumatismos auriculares;
Doenças obstrutivas;

Também é importante lembrar que com o passar do tempo o canal auditivo tem tendência a ficar mais espesso, podendo mesmo provocar a oclusão do canal auditivo. Isto faz com que o canal auditivo tenha menos arejamento, o que favorece o crescimento bacteriano.
 

E os sintomas? Os animais que têm otites externas abanam frequentemente a cabeça, coçam as orelhas com as patas e manifestam dor. Esse comportamento pode, inclusive, levar a um outro problema: O Otohematoma. Porque ao coçarem-se insistentemente, podem romper os vasos existentes no pavilhão auricular formando o otohematoma (o pavilhão auricular fica parecido com uma "almofadinha") que tem que ser resolvido com uma pequena cirurgia.

O ouvido apresenta um odor desagradável e muitos donos chegam mesmo a dizer que o animal está ficando surdo. Existem situações, também, em que as otites surgem como consequência de outros problemas de pele: alergias, sarnas, seborreias, dermatites ou problemas endócrinos. Os animais com otite média possuem muitos sintomas iguais aos animais com otite externa, porém os que sofrem de otite média apresentam dor ao abrir a boca. 

Otite incomoda demais, por isso, em alguns casos os animais apresentam também depressão, anorexia e febre. A otite média pode provocar lesão do nervo facial, fazendo com que o animal apresente o lábio ou orelha caída. O animal pode ainda apresentar uma diminuição da produção de lágrimas e corrimento ocular purulento. Quando existe otite interna, o animal apresenta a cabeça inclinada para um dos lados, anda em círculo e tem perda de equilíbrio. Por vezes surge acompanhada de vômitos.


Tratamento: varia conforme a localização, e a origem da otite. Uma otite externa de origem bacteriana ou fúngica detectada numa fase inicial apenas necessita de um tratamento tópico com solução de limpeza e gotas apropriadas. Se a origem for outra doença ou corpos estranhos, tem que se resolver a causa para que a otite fique também resolvida. Otites médias e internas necessitam de um tratamento prolongado com antibióticos. Em casos mais graves, não se conseguindo tratar a otite com tratamento médico o animal tem que ser submetido a um tratamento cirúrgico.

Diante disso tudo, nem preciso dizer que o melhor é prevenir né! Como fazer isso? Bom, a prevenção é importante sempre, principalmente se seu cãozinho tem a orelha grande e caidinha. Afinal, pode haver recidiva e uma otite "simples" se torna crônica e de difícil tratamento. Você deve: manter limpezas frequentes dos ouvidos com produtos apropriados e com orientação médica, evitar que entre água nos condutos auditivos(durante o banho, por exemplo), não deixar excesso de pêlos nos ouvidos, o que  deixa a região abafada e suscetível à doença, e principalmente, observarem sempre a região dos ouvidos procurando "vermelhidão" ou excesso de secreção e/ou qualquer sinal de otite, que pode ser prurido (coceira) em excesso, chacoalhar da cabeça exacerbadamente, lesões (feridas) de pele próximas das orelhas, e, em casos mais graves, perda de apetite e apatia. 



Fontes que utilizei (além de mim mesma! rs): Animal Especial e Giro Veterinário 

2 comentários:

Mila Leme disse...

oi Dani, meu cachorro tem tipo uma cera preta que sai do ouvido dele limpo sempre, mas infelizmente não posso leva-lo ao veterinário por motivos financeiros. Tem alguma coisa que posso fazer para ajuda-lo???

Obrigada
Camila

Mila Leme disse...

oi Dani, meu cachorro tem tipo uma cera preta que sai do ouvido dele limpo sempre, mas infelizmente não posso leva-lo ao veterinário por motivos financeiros. Tem alguma coisa que posso fazer para ajuda-lo???

Obrigada
Camila

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...