segunda-feira, setembro 12, 2011


Toxoplasmose: a verdade!!

Uma das coisas que mais me irrita é a ignorância (s.f. Falta geral de conhecimento, de saber, de instrução. Estado de quem ignora. Falta de conhecimento de um objeto determinado. Imperícia, incompetência.) humana!! Principalmente, quando esta vem por parte de pessoas consideradas "inteligentes". Tô falando isso pq desde que me formei e comecei a trabalhar, ouço uma proeza pior que a outra quanto a Toxoplasmose e a "culpa" dos Gatos em relação a ela. Eu já sabia que muitas pessoas julgavam os Gatos como animais sujos e que "passam doenças", mas fiquei surpresa e indignada ao saber que médicos andam falando absurdos por aí. Um dos meus clientes contou que a Drª ao dar a noticia da gravidez de sua esposa, disse que eles deveriam se livrar de todos seus Gatos se quisessem evitar problemas... Oi? Como assim? Como uma pessoa que estudou por tanto tempo, que se dedicou a saúde, diz uma barbaridade dessas???? Um outro cliente relatou que durante a gravidez do primeiro filho, sua esposa desenvolveu um tipo de dermatite e durante a consulta com o médico foi instruída a se desfazer de seus animais de estimação pois a doença poderia estar vindo deles.  Lembrando que nenhum exame tinha sido feito e não havia comprovação nenhuma de que os animais tinham mesmo relação com o problema. O resultado dessa história foi que a dermatite da moça não tinha absolutamente nada a ver com os animais, mais 8 Gatos abandonados na rua e um casal triste e se sentindo culpados pela decisão precipitada e completamente desnecessária! Sei que médicos competentes de verdade nunca falariam coisas assim, porém, infelizmente a falta de informação de profissionais pouco qualificados andam fazendo grandes estragos na vida de centenas de animaizinhos por aí. É fato também que existem zilhões de post's como esse que estou escrevendo agora espalhados pela internet, mas como Médica Veterinária eu não poderia deixar de dar minha contribuição em prol da qualidade de informação, da verdade! 
O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor!
M. Teresa de Calcutá

A toxoplasmose pode ocorrer em grande parte dos mamíferos que comem carne crua, em especial, quando essa carne é obtida através da caça (Ratos, por exemplo!), e que por sua vez ingiram um dos estágios infectantes do protozoário , o Toxoplasma gondii. Este parasita unicelular tem um ciclo de vida um pouco complicado. Sabe-se que tem de passar por um hospedeiro intermediário e por um definitivo, que é sempre o gato. O toxoplasma só consegue produzir oocistos infectantes no intestino do gato. 

A transmissão pode acontecer pelas vias placentárias (da mãe infectada para o feto), transfusões de sangue, transplantes ou acidentes em laboratórios, pela ingestão de cistos presentes em carnes cruas ou mal cozidas e também pela ingestão ou inalação de oocistos presentes no solo, alimentos, fezes e manuseio de fezes de gatos sem posterior higienização.

É importantíssimo lembrar que uma vez exposto a Toxoplasmose, o ser humano desenvolve imunidade contra o parasita e raramente torna a adoecer com essa doença. Para saber se você é soropositivo (já foi exposto a Toxoplasmose) é simples, basta fazer uma analise sanguínea. A analise sanguínea é importante porque a infecção é geralmente assintomática. Muitas pessoas podem contrair toxoplasmose e não perceber, mas caso tenham sintomas estes podem ser febre baixa, dores musculares, aumento do volume dos gânglios linfáticos, perda de apetite e dores de garganta.

A mulher grávida que já teve a doença (soropositiva) já possui anti-corpos contra a doença e por isso não há riscos para o feto. Somente grupos de risco, como por exemplo, pessoas quem tenham AIDS ou que passaram por algum tipo de transplante recentemente, podem, voltar a adoecer com a doença. Isso acontece pq suas defesas imunológicas estão todas comprometidas. 

Mas pq tanto medo dos Gatos durante a gravidez? O grande problema é se a mulher gravida não é soropositiva. Nesse caso, ela não pode contrair a doença pela primeira vez, especialmente, nos 3 primeiros meses. Depois desse tempo, os riscos são significativamente menores para o bebê. A mulher que contrair Toxoplasmose pela primeira vez, no primeiro trimestre da gravidez, corre alto risco de seu bebê nascer com graves deformações neurológicas ou mesmo retardamento mental. 


Mas, CALMA! Não há motivos para pânico, nem para se livrar do seu amigo o mais rápido possível. Se você convive já há algum tempo com Gatos e estes vivem dentro de casa, não tem acesso a rua e se alimentam exclusivamente de ração... NÃO existem riscos!! Está mais do que provado que a ingestão de alimentos mal passados e higienizados, assim como manipulação de terra sem luvas é mais arriscado do que brincar e dar carinho ao seu Gato. 

Como eu já disse anteriormente, os Gatos contraem a doença por ingerirem carne crua ou caça que contenham algum dos 3 estágios infectantes do Toxoplasma gondii. Se isso acontecer, os Gatos excretarão pelas fezes oocistos infectantes 3 a 10 dias após a ingestão de alimentos contaminados. Esta excreção pode durar até 14 dias após a 1ª exposição do Gato ao parasita. APÓS ESSE PERÍODO É  IMPROVÁVEL QUE O GATO LIBERE DE NOVO, pois assim como nós humanos, o gato também  desenvolvem anti-corpos contra o toxoplasma. Outro fato que deve ser ressaltado é que os oocistos liberados nas fezes transformam-se em infectantes apenas1 a 4 dias após a excreção e podem permanecer assim no meio ambiente por vários meses. Ou seja, se você eliminar as fezes do gato diariamente da caixa de areia, o risco de contrair a doença é mínimo. Aconselha-se até que as gravidas que possuem gatos, limpem as fezes de seu bichano, quando estas estejam ainda frescas, e ainda não se tornaram infectantes. 

Muitas vezes a falta de higiene das pessoas pode ser o principal fator de transmissão!! 

E tem mais... A toxoplasmose não é o único perigo que as grávidas têm de enfrentar. Se houver boa higiene, e consumo de carne apenas bem cozida, a maioria dos problemas serão evitados. A toxoplasmose não é nenhuma novidade e as mulheres grávidas não devem temer possuir gatos. 

MANEIRAS DE EVITAR A TOXOPLASMOSE
1 Use luvas de borracha e lave bem as suas mãos após fazer jardinagem. A forma infectante do parasita pode viver por longos períodos de tempo na sujidade e areia onde os gatos defecam.
2 Use luvas e lave a caixa do areia do gato diariamente para os oocistos não terem a oportunidade de se tornarem infectantes.
3 Consuma carne sempre bem cozida, nunca em “sangue” e lave muito bem as suas mão após manipular carne e vegetais crús.
4 Beba leite pasteurizado, nunca "direto da vaca". 
5 Verifique através de análise sanguínea se é soropositiva ou não. Se der positivo, então não tem nada que se preocupar.
6 Lave bem as mãos após brincar, ou ter contato com qualquer animal. 


Fontes de pesquisa: Xiripity / Fiocruz / Arca de Noé / Arca Brasil

11 comentários:

Anônimo disse...

Post perfeitoooo de tão bem feito!!!!

Flah disse...

Amei o post. super completo. parabéns dani. é isso ai!!
Vc ia adorar conhecer meu gatinho, o nome dele é sabonete...rsrrsrsrs
Netinho para os mais intimos......souapaixonada

Kingas disse...

Todos deveriam ler esse poste. Muito bom MESMO

Anônimo disse...

"Sou um homem instruído, não tenho motivos para ser supersticioso, mas sou. Sou supersticioso o bastante para acreditar na medicina" Dostoievsk -- Médico é assim, vc tá com um problema ele não consegue identificar a causa, te faz uma pergunta "O que vc costuma beber no café da manhã", vc responde "Café", "então pare de beber café". Assim procedem 90% dos médicos.

Anônimo disse...

Fui ao medico por conta de uma alergia antes de qualquer diagnostico me recomendou me livrar dos meus gatos ;resultado troquei de medico!

Anônimo disse...

Oi
adorei o post
*-*
tenhos 9 gatos e os amos muito *-*
esclareceu minhas duvidas ;D

Anônimo disse...

Quem entende de Zoonose é Veterinário!!! Tá certinha Dani...

Anônimo disse...

Minha irmã tá grávida e mesmo tendo acesso a informação ainda tem medo de ter contato com os gatos da minha casa. Ela mesmo admite sua
ignorância...rsrsrsrsrrs
O pior cego é aquele que não quer vêr.....algumas pessoas sabem a verdade, teem esclarecimento mas msm assim não tem a capacidade de entender as coisas, sendo que é tão simples!

Parabéns pelo post

Anônimo disse...

Maravilha de post, minha esposa esta gravida e eu tenho gatos a 20 ANOS, atualmente resido em apartamento e tenho 2 uma Bombain cat e uma vira latinha brasileira (o popular gato cinza rajado) so comem ração, ou carne de frango COZIDA, eu limpo a caixa de areia 1 vez a cada 2 dias com luvas e jogo agua fervendo dentro da caixa para tirar o cheiro e matar (ou ajudar a matar) microorganismos, mesmo usando luva, lavo as maos com sabonete (ou detergente) com antibactericida, o medico da minha esposa tinha receio em relação a gatos, depois de ler mais sobre toxoplasmose acabou concordando que a falta de informações muitas vezes é o mais prejudicial.
Obs: para evitar de correr riscos desnecessarios, SEMPRE MANTENHA SEU ANIMAL COM TODAS AS VACINAS EM DIA !!!

Anônimo disse...

Perfeito post!

Infelizmente a ignorância e a intolerância falam mais alto, sempre falamos aos nossos amigos, que sejamos protetores de nossos filhotes de 4 patas, jamais proprietários. Assim veremos eles de outra forma, cuidando da saúde e do conforto deles, pois o amor deles é incondicional, e estão sempre por perto para nos dar alegrias, assim como devemos estar sempre com eles para tbm darmos alegrias.

É mto pouco ou quase nada o que pedem, em troca do companheirismo e amizade que dedicam a nós.

yuri_n_tramujas disse...

eu peguei jah e o medico falo q eu nem poderia chega perto de outro gato de novo por segurança
medico burro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...