quarta-feira, novembro 02, 2011


Para quem quer adotar!

Como Veterinária sou obrigada a escutar, presenciar e viver alguns absurdos. E entre eles, uns me deixam triste demais. Como por exemplo, aquelas situações em que o "dono" ou "dona" do animal simplesmente vem pedir que eu "dê um jeito" de sumir com ele, com a ótima desculpa de que o pobre está dando muito trabalho ou que come demais. Também tem aqueles que ao saberem que o animal está doente e que por algum tempo vai precisar de alguns cuidados especiais, não aceitam. Já ouvi "gente" dizer até que ia deixar morrer!!! Normalmente o que mais ouço é: - Nunca mais quero ter cachorro/gato, esse bicho só serve para dar problema e despesa!! Esse é o último!! 

Fora que todos os dias fico sabendo de alguém que matou uma ninhada inteira, soltou o cachorro da família no mato (só porque não é mais um filhotinho fofinho, cresceu e tá dando mais trabalho), cansaram dos gatos e resolveram dar para a empregada e a empregada soltou na rua, outro se dão ao trabalho de ir para o fogão, ferver uma panela de água só para ter o prazer de jogar em cima de um gato ou cachorro. E não se assuntem, nada do que escrevi foi invetado...isso acontece todos os dias, SIM! E são barbaridades piores que as outras, praticadas por verdadeiros animais - no pior sentido da palavra! - que ainda se enchem de orgulho de dizer que são superiores, são seres humanos, que raciocinam. 


Agora eu te pergunto: Existe algo no mundo que justifique tanta covardia? A resposta é uma só...NÃO!! O fato é que se você quer adotar um animalzinho de estimação, seja ele qual for, por favor pense bem antes! Não se deixe encantar por um filhotinho fofinho e esquecer que ele vai crescer, ficar doente, "gastar" dinheiro, precisar de você! Entenda que a partir do momento que adota o bichinho ele será responsabilidade somente sua, de mais ninguém...é como se fosse um filho mesmo. Requer cuidados muito parecidos. E assim como filhos eles não pedem para serem adotados!!! Você adota por vontade própria, então, assuma todos os riscos. Ok?! 

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar anos. Antes de receber um cão ou gato em sua casa, reflita sobre os deveres de um dono responsável.

Os 10 mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos:

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Leia a Declaração Universal dos Direitos dos Animais completa aqui!

Se você presenciar ou ficar sabendo de algum caso de maus-tratos a animais e não sabe como denunciar, aqui nesse site você encontra todas as informações que precisa. Lembre-se que qualquer pessoa pode e deve denunciar maus-tratos, não precisa esperar por ninguém. Não deixe de denunciar, os animais não podem pedir socorro, seja a voz deles!

Fonte que utilizei: Arca Brasil

16 comentários:

Anônimo disse...

apoiada!!!!!!!!!!!!!!!!

Amor & Miados disse...

Infelizmente a nossa sociedade n está preparada para ser digna com os animais e aceitar todo o amor que eles tem a nos oferecer

Hoje em dia larguei os resgates para focar no C.E.D, onde capturo, esterilizo e devolvo gatos ferais ou semi-domiciliados. A castração é a unica maneira eficaz de diminuir a população e o numero de animais sofrendo abandono.

O pior é que a pessoa não castra, e como vc disse, ainda abandona a propria sorte.

Não dá para permitir que mais animais nasçam nesse mundo que n cuida direito nem dos seus.

Debora Pires disse...

Queria tanto poder adotar um bichinho, gosto tanto.... Mas moro em apto e aqui não pode!!! =/
Ah, mas um dia vou ter uma casa pra encher de animais!!!!

Beijooo
debbywar.blogspot.com

Anônimo disse...

Arrasou Dani!!!!!!!!!!!!

Manuel Cavalcanti disse...

Meu gato foi adotado.. É o 2º que adoto.. Eu infelizmente tive de que me desfazer do 1º, mas ele foi para boas mãos. Tenho notícias dele até hoje. Me arrependi, e adotei um outro gato.. E esse aqui, não desfaço não viu.!

Manuel Cavalcanti disse...

Eu adotei um gato uma vez, e INFELIZMENTE tive de me desfazer dele, pois estava sem tempo para cuidar.. Mas ele foi para boas mãos, tenho notícias dele até hoje.
Não faz muito tempo, adotei um outro gato.. E esse aqui eu posso afirmar, depois de me arrepender de ter de 'dar' o outro, esse eu não dou!

juliana disse...

oi dani!! infelizmente isso acontece msm.ser racional não distingue quem é o animal.
eu tenho 2 cachorros e 6 gatos..e são como pessoas em casa. 5 filhotes e a mae... estao com quase 2 meses..são super bagunceiros e tds vao ficar comigo. 1 dos meus caes ja eh adulto o outro eu adotei a uma semana..ela tem uns 3 meses...não vejo dificuldades de nenhum genero em mante los, somos apenas e eu meu noivo e adoramos animais sempre adotamos seja de pet shop ou qdo achamos na rua... foi o caso de tds os animais q ja tive e sem eles n seria feliz.. pq qdo xego em casa quem me recebe são eles e smp c mt amor e nos momentos de descanso a minha diversão tbm são eles q so fazem bagunça, mais é uma benção te los, pq alegra mt nossas vidas.. nos os adoramos mt..são nossa familia.

Anônimo disse...

sinseramente não sei como há pessoas com coragem para faxer mal para um animal. já me deparei com vários casos. já flagrei outros, até já sai no tapa por causa de um cão maltratado... tive a morar comigo uma cadelina com uma passado muito triste... meu ex cunhado numa noite de bebedeira troxe ela para casa, mas depois decidio leva la para a oficina para guardar o espaço tb... tudo bem ate ai.. mas decidio k lhe deviar dar bebidas alcoolicas... ou seja a cadelinha até hj nota se alguma desconpensação por causa das bebedeiras em cachorra. hj esta na casa da minha mae.. que tem mais tempo (pois ela se tornou muito nessesitada de atençao a toda a hora, e eu como passava o dia fora a trabalhar ela andava muito triste). ela já se sabe comportar, ja sai a rua sem fugir, não morde as pessoas da rua e nem se urina kdo nos ve. felismente já esta praticamente recuperada dos traumas. mas foi muito dificil. "graças" à grande besta do meu ex cunhado.
tb tive outros animais extraordinarios com histórias de abandono crueis. o bonnie foi encontrado pelo meu irmao a beira da estrada dentro de uma saco fechado. a collie apareceu perto de minha casa toda marcada de pancada e um tiro na anca... enfim... tratados mal por bestas...

Anônimo disse...

eu adotei um cachorro e foi a melhor coisa q já fiz na vida.Ele me dá todo o amor incondicional e não pede nada em troca. É um absurdo essa violência contra esses bichinhos .

Jaqueeeline disse...

Queria que 50% da população mundial pensasse do mesmo jeito que nós! Já ficaria bem feliz. Devíamos respeitar muito mais os animais.

deidara disse...

Infelizmente são poucas pessoas que pensam como nós.
Eu tenho um cachorro, e ele é como se fosse um integrante na família.
Eu tenho raive de pessoas que dizem que "animais devem nos servir" eu já vi muita gente assim (infelizmente).
Um abraço a todos!

Anônimo disse...

aqui na cidade onde eu moro a policia quando se trata em maus tratos em animais, élas usam uma lei que élas mesmas inventaram a lei do espelho... esses dias um cara começou a dar chutes em um vira lata pq ele nao gosta de cachorros... a policia viu prendeu ele, no outro dia ele tava enterrado em uma praça com só o troco do corpo pra fora, a policia pedia pra qualquer um mete a bica e todo mundo que viu o ato dele começou a mete a bica....

nem sei o estado do cara mais só quero que ele morra..

enquanto nao começarem a mata que faz esse mau trato isso ainda vai continua

Anônimo disse...

Estou olhando pra minha cadelinha aqui e imaginando: como pessoas são capazes de tamanhas atrocidades com os bichinhos? Essa minha cadelinha foi adotada por nós pq a dona da mãe dela queria coloca-la na rua pq era filhotinha e dava trabalho demais. Pode isso ?? Hoje temos uma SRD que foi abandonada junto com a irmãzinha na frente da minha casa, ficamos com uma e a outra foi adotada e um Hotweiller que criamos. Os 3 se dão super bem apesar das diferenças... e nós seres humanos não sabemos nem respeitar o próximo .. e ainda dizem que nós é que somos os evoluidos. ...

Anônimo disse...

Ontem fez uma semana que perdi meu 'bebê', nome do qual chamava meu cachorro, o Roni.
Ganhei Roni de uma vizinha de minha tia aos 40 dias de vida. Aos 4 anos ele teve uma doença grave, chamada 'doença do carrapato' e teve que passar 3 dias internado. Este ano, meu bebê completou 11 anos e como a doença não tem cura, voltou a atacar em diversas partes do corpo. Mesmo não prometendo que ele iria ficar bem, gastamos tempo, amor e dinheiro durante estes meses. Com 11 anos e 6 meses meu Roni morreu na minha frente no veterinário.
O cachorro pode fazer a mudança na sua vida. Por favor não faça nada de ruim ao gato ou cachorro. Simplesmente o ame.

Lizandra Melo disse...

Lindo texto! Eu peguei a minha cachorrinha num estacionamento dum supermercado! Amo ela de paixão! Confere a fotinha dela no meu face! Lizandra Melo

VL disse...

Tenho 8 cães e 4 gatos... eles apareceram ao pé de minha casa ou deram-me para não serem levados para o canil.. eles foram submetidos a maus tratos quando vieram aqui pra casa vinham magros, com medo de tudo, carentes,etc... infelizmente não tenho capacidade para ter mais animais por mim tinha mais ... ja tive outros animais tambem abandonados mas ja morreram de velhice e acho qe morreram felizes mas outros morreram envenenados por causa duma pessoa sem escrupolos qe felizmente ja esta presa.. o minha ultima cadelinha qe morreu foi envenenada tive com ela ate ás ultimas, quando estava a darlhe festinhas e ela meteu a lingua pra fora e fechou os olhos eu vi qe ja nao tava la mais... nem o azeite qe ela engoliu fezs sair o veneno todo.. ela era peqenina ams mt reguila tenho saudades dela e de todos os meus animais qe tb m roubaram dps de estarem bonitos e gordinhos.. enfim.. qem maltrata os animais tb deviam ser maltratados !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...