quarta-feira, outubro 20, 2010


Sweet, sweet, sweet...

Ontem enquanto eu e o @felipebaldo_ estavamos batendo pernas nas ruas "movimentadas" de Castelo, não me segurei quando passamos em frente a uma lojinha, dessas especializadas em vender "bobagens" como bombons, balas, doces, pirulitos, chocolates e todas essas coisas deliciosas que amo (apesar de crescer ouvindo minha Mãe dizer que faz mal!) rs* Entrei o mais rápido possível e tratei de lotar minha cestinha de muitos doces... 



Confesso que eu era muito mais apaixonada por doce antigamente, quando era mais nova. Mas ainda hoje sinto umas vontades que vêm do nada de me empanturrar de açúcar. É incrível! E foi pensando nisso que resolvi pesquisar um pouco sobre a tão odiada açúcar. Afinal, a pobre é sempre mau vista por todos que se preocupam com o corpitcho. rs*


Acabei encontrando muitas curiosidades legais:

O açúcar surgiu na Índia onde era chamado de sal indiano. 

Durante muitos séculos o açúcar ocupou um lugar de destaque no comércio mundial. 

Hoje existe uma infinidade de alimentos que em suas receitas utilizam o açúcar para proporcionar o sabor doce às comidas. 

Antes do surgimento do açúcar, as únicas fontes de sabor doce do mundo eram oriundas do mel e da cana. 

Por volta de 325 A.C o caldo de cana foi conhecido por um paladar ocidental, isso ocorreu quando Niachos, soldado de Alexandre o Grande passou por um vale indo com a missão de conquistar a Índia ao leste. Ele observou alguns nativos ingerindo caldo de cana fermentado, a partir daí esse passou a ser importado por Gregos e Romanos. 

A expansão do açúcar pelo mundo ocorreu principalmente nas cruzadas. 

O açúcar até o século XVII era considerado produto de luxo devido ao alto valor e por causa de sua raridade, nesse período o açúcar era usado como medicamento contra a peste negra. 

Em algumas cerimônias reais nos séculos XV e XVI eram produzidas grandes esculturas de açúcar no formato de palácios e navios. 

Somente com a descoberta da América foi que açúcar tornou-se acessível a todas as camadas da sociedade, pois houve um aumento na produtividade do produto.


O açúcar mascavo, ao contrário do que muitos acham, também é refinado, só que em teor menor que o tradicional e não é "mais" saudável.

1 grama do adoçante aspartame equivale a mesma quantidade de calorias do açúcar normal, a diferença é que se usa 100 vezes menos.

Colocar adoçante no cafézinho depois do almoço é besteira. Uma colherzinha de áçucar tem em média só 4 calorias

Hoje em dia prega-se que o açúcar faz mal. Isso é uma grande mentira, o que faz mal é o excesso de açúcar, assim como o excesso de qualquer coisa é prejudicial.

Nos EUA a média per capita de consumo de áçucar é 25 Kg/ano.

O açúcar é a matéria prima mais comum nos alimentos industrializados.

 

Achei também uma receita caseira de Cera para Depilar:

Cera de Açúcar

Ingredientes:
500 gramas de açúcar
250ml de vinagre

Modo de fazer:
Coloque em uma panela, leve ao fogo até formar uma consistência tipo calda em ponto de fio. Espere esfriar um pouco (não deixe esfriar muito, pois a temperatura quente da cera provoca uma dilatação dos poros facilitando a retirada dos pêlos) e passe nas áreas onde você quer se depilar. Cuidado para não se queimar!

 

Ps: Já usei essa Cera caseira e é realmente muito boa!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Antes do surgimento do açúcar, as únicas fontes de sabor doce do mundo eram oriundas do mel e da cana."

Esqueceu das frutas?

Daniela disse...

É verdade!!
Sorry!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...