segunda-feira, julho 12, 2010


50 Curiosidades sobre a Barbie!

Eu como praticamente todas meninas já tiveram, ou pelo menos já sonharam em ter uma Barbie. Quando era criança tive várias e a pouco tempo atrás comprei uma, que está guardadinha, na caixa ainda enfeitando meu quarto. Pretendo fazer uma coleção... Bem, fiz uma pesquisa sobre a boneca e achei algumas curiosidades interessantes: 

1- A Barbie foi criada por Ruth Handler, que morreu em 2002 aos 85 anos, e seu marido Elliot, fundadores da empresa de brinquedos Mattel, em 1959, nos Estados Unidos. A inspiração veio da filha do casal, Barbara (ainda viva), que brincava de trocar roupas em um boneco de papel. A silhueta da Barbie foi desenhada por Jack Ryan.

2- O nome completo da boneca Barbie, a primeira com forma adulta do mundo, é Barbara Milicent Roberts. Ela é de Willows e estudou na Willows High School. Ao longo do tempo, os membros da família foram lançados e atualmente Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999). Durante as cinco décadas, Barbie já teve mais de 40 animais de estimação. Além de gatos e cachorros, já foi dona de cavalos, um urso panda, um filhote de leão e uma zebra.

3- A boneca foi lançada oficialmente no dia 9 de março numa feira de brinquedos na cidade de Nova York ao preço de 3 dólares cada.

4- A Barbie mais cara do mundo foi lançada em setembro de 2008 durante lançamento do DVD Barbie e o Castelo de Diamantes. No valor de US$ 94,8 mil, trazia uma tiara, sandálias, brincos, colar, pulseira e anel adornados com diamantes. Só no vestido, há 44 brilhantes.

5- A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo. 

6- Ela é fabricada na China e vendida em mais de 150 países. 

7- Se fosse uma mulher de verdade, Barbie exibiria as seguintes medidas: 1,70m, 99cm de busto, 46cm de cintura e 84cm de quadril. Para se ter uma referência, a modelo Gisele Bündchen mede 1,79m e tem 92cm de busto, 61cm de cintura e 89cm de quadril. É a medida da cintura da boneca o principal alvo de críticas de feministas de todo o mundo, que consideram a Barbie um padrão de beleza inatingível. Mas há quem busque isso: 38cm é a circunferência da menor cintura do mundo, segundo o livro Guiness World Records (Livro dos Recordes). A detentora do título é Cathie Jung, americana que atualmente tem 72 anos, e que usa espartilhos desde os 25 anos para manter a cintura fina.

8- Três anos após seu lançamento, Barbie ganha um namorado, o boneco Ken, inspirado em Kenneth, nome do outro filho do casal criador da boneca. Kenneth morreu em 1994, vítima de tumor no cérebro. A história de vida dos dois pode ser acompanha no site oficial www.barbie.com que conta as aventuras do casal. Se estão juntos ou não.

9- A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Em 1965, ganhou pernas flexíveis e, em 1968, apareceu em versão remodelada, com olhos azuis e cílios longos, duas características que viriam a ser suas marcas registradas.

10- Barbie acompanhou a moda ao longo das décadas. Nos anos 1960, era inspirada em uma típica estudante norte-americana. Usava twin-set, faixa no cabelo e vinha com três opções de perucas. Ela poderia ser loira, morena ou ruiva. 

11- Desde o início, o estilo de pesonalidades em todo o mundo serviu de referência para a boneca. Já em 1962, apareceu com um tailleur cor-de-rosa, inspirado em Jacqueline Kennedy. 

12- Não foi só a Barbie que atualizou o guarda-roupa e buscou inspiração para compor seu estilo em personalidades e personagens. Na década de 1970, Ken ganhou versão John Travolta, inspirada na onda Disco e no filmeEmbalos de Sábado à Noite. Em 1999, ganhou uma versão Brad Pitt.

13- A primeira amiga de Barbie chegou em 1969. Era Christie, a primeira boneca negra lançada no mercado norte-americano. Logo depois, veio Stacy. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.

14- Depois de Christie, outras bonecas negras começam a ser lançadas na década de 1980. Surgiram também Barbies com inspiração hispânica.

15- A Barbie mais vendida de todos os tempos foi a de 1992, Totally Hair Barbie, com o cabelo comprido até os pés.

16- Em alguns países do Oriente Médio, a versão da Barbie chama-se Fulla e foi lançada em 2003. Trata-se, na verdade, de uma concorrente, porque não é fabricada pela Mattel. A boneca segue os padrões de se vestir da religião muçulmana, com véu e hijab (vestimenta que cobre as roupas), além de um tapete para orações. Mas nem todos os países liberaram as vendas. A comercialização é proibida, por exemplo, na Arábia Saudita.

17- Muito antes da febre da Barbie no Brasil, era a sua rival, Susi, quem fazia a cabeça das meninas. Lançada em 1966 (Barbie chega ao Brasil apenas em 1982), Susi atravessou décadas e conquistou meninas de várias gerações. Foram mais de 400 versões lançadas no país. Susi acompanhou todas as tendências dos anos 1960 e 1970. Parou de ser fabricada em 1985 e voltou ao mercado em 1997. Fashionista como a Barbie, em 2001, tornou-se consultora de moda do São Paulo Fashion Week e ganhou uma versão que apoiava a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Em 2002, foi lançada uma boneca especial para o evento. 

18- No fim dos anos 1960, Barbie passa a se vestir com roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos, adotando o estilo hippie que marcaria a década seguinte. Nos anos 1980, ela adota diversos looks-chave da época, desde peças com glitter e maquiagem mais pesada.

19- A boneca Barbie estilo Malibu, lançada em 1971, tornou-se referência eterna de beleza, inspirando diversas celebridades ao longo dos tempos. Basta lembrar-se de Pamela Anderson. A boneca tinha cabelos louros bem claros e a pele bronzeada.

20- Barbie não representava apenas um padrão de beleza, mas também um ideal de estilo de vida. Por isso, já na década de 1960, tinha um carro modelo esportivo na cor rosa-choque. Em 1972, ganhou um trailer. Barbie chegou em 1990 dirigindo uma Ferrari. Em 2000, para mostrar que é moderna e trabalha, usava telefone celular e computador. Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o MP3 player. 

21- Em 1976, Barbie entra para o mundo dos esportes como atleta olímpica. Em 2000, na Olimpíada de Sydney, ela representou 17 modalidades de diferentes países.

22- Na década de 1980, começam a ser lançadas as versões para colecionadores e a coleção étnica inspirada na indumentária típica de vários países. Atualmente são mais de 50. A boneca brasileira estava vestida de baiana. E em 1992, foram lançadas Barbies com o rosto de famosas top models da época, como Naomi Campbell.

23- Em 1985, Andy Warhol pinta a boneca com fartos cabelos loiros.

24- Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.

25- Uma edição especial é lançada em comemoração ao seu aniversário de 40 anos.


26- Em 2002, deixa sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin. 

27- Depois de entrar nos 40, a boneca começou a rejuvenescer seu visual e a adotar cara mais adolescente com looks inspirados pela moda e pelo esporte. Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as Bratz.

28- A ligação de Barbie com a moda chegou até a alta-costura. Ela já ganhou vestidos sob medida feitos por mais de 70 de alguns dos mais importantes estilistas do mundo, como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani. No total, Barbie e seus amigos já ganharam cerca de 1 bilhão de roupas, criadas desde 1959.

29- No Brasil, os estilistas Walter Rodrigues, Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch já criaram roupas para a boneca. E agora Amir Slama mostrará maiô com recortes e aplicações no desfile em Nova York.

30- Já foram lançados 16 longa-metragens com a boneca. O primeiro,Barbie - A Estrela do Rock (1987) e o último Barbie - A Canção de Natal, de 2008 . Em 1999, Barbie aparece como convidada especial no filme Toy Story 2.

31- Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); e Barbie presidente dos EUA (1992).

32- Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek (Jornada na Estrelas), além de musas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Uma das mais famosas é a versão inspirada no filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock.

33- Barbie é uma das 100 marcas mais importantes no mundo e vale algo em torno de US$ 2 bilhões, segundo a revista norte-americana Business Week.


34- Apesar de fazer sucesso no mundo todo, a boneca foi e ainda é alvo de críticas de feministas contrárias à idéia de cultuar um tipo físico restrito a poucas mulheres. Além disso, foram registrados casos de golpes contra a imagem da Barbie, como a colocação de adesivos ofensivos nas embalagens do brinquedo. Há até uma comunidade (www.antibarbie.com), formada por ex-colecionadores da boneca, que promove atos contra a Barbie. 

35- Para rebater tais críticas, a criadora Ruth Handler, em sua autobiografia lançada em 1994, diz: "Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que por meio dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição."

36- Apesar do frisson causado pela comemoração dos 50 anos da boneca, seu estilo também é associado a excessos e a pouco bom senso fashion. Roupas curtas e justas, longas cabeleiras e saltos altos são a combinação preferida de celebridades associadas à boneca. Em 1997, o grupo noruguês Aqua ficou famoso com a música Barbie Girl, que fazia referências pejorativas e sexuais à boneca. A Mattel processou o grupo, mas o caso não foi aceito pela corte americana. A empresa recorreu e perdeu novamente na Suprema Corte Norte Americana.

37- No Brasil, em 2004, foi realizada a 1ª Convenção Brasileira de Colecionadores de Barbie, o primeiro evento do gênero da América Latina reunindo mais de 200 pessoas de diversos Estados Brasileiros.

38- No Brasil, celebridades personificaram a boneca em desfiles de moda realizados pela Mattel. Barbie apareceu na "pele" de Wanessa Camargo, Grazi Massafera, Ana Hickmann.

39- Carlos Keffer é o maior colecionador brasileiro. Seu acervo pessoal conta com mais de 450 bonecas.

40- O maior acervo pessoal da boneca de que se tem notícia foi o acumulado durante mais de 40 anos pelo designer holandês Ietje Raebel desde 1960 até 2002. As mais de 4 mil Barbies da coleção foram leiloadas em 2006 pela empresa Christie's, arrecadando mais de 100 mil libras.

41- O maior encontro entre colecionadores da boneca será realizado em Washington, nos Estados Unidos, em julho. São esperados mais de mil aficionados de todo o mundo. Os ingressos para o evento esgotaram-se em apenas dois dias.


42- A Barbie em maiô preto e branco, a primeira versão da boneca, ganha uma versão atualizada também em comemoração ao aniversário. A partir do dia 9 de março, a boneca, que foi apresentada na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, estará à venda em todo o mundo.

43- Pela primeira vez, Barbie ganha um desfile próprio na Semana de Moda de Nova York. Durante a Mercedes-Benz Fashion Week, será realizada uma apresentação com modelos reais inspirados na história da boneca. Serão 50 looks assinados por 50 designers diferentes. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.barbie.com, às 18h (horário local)do Brasil no próximo sábado.

44- A data também serviu de mote para o relançamento das Barbies mais queridas de todos os tempos. São elas: The Original Teenage Fashion Model (1959), Brunette Bubble Cut (1962), Twist 'N Turn (1967), Barbie Malibu (1971), Superstar (1977), Barbie and the Rockets (1986).

45- Uma nova boneca será lançada, em edição comemorativa ao aniversário de 50 anos. Com um vestido longo de cor dourada com detalhes em brilho, a nova boneca aparece levemente bronzeada e com cabelos na cor de mel. A Barbie 50th Anniversary Collector terá edição limitada e custará US$ 50.

46- A boneca mais famosa do mundo ganha um coffee table book (livro de mesa, com capa dura) que conta sua história em relação à moda. The Barbie Book custará cerca de US$ 500. Há mais de 500 livros publicados tendo a boneca como personagem. Desde histórias de ficção a dicas de moda e de etiqueta. No Brasil, a editora Cosac & Naify lançou em 2000 o livro Barbie, integrante da coleção Universo da Moda e que conta a história da boneca mais vendida do mundo.

47- No novo site da Barbie (www.barbie.com) é possível assistir a depoimentos de celebridades contando como a boneca influenciou suas vidas, conhecer quais as novas parcerias, novos produtos e eventos em todo o mundo. Além dos comerciais nestes 50 anos de existência e, claro, galeria com fotos de todas as bonecas já lançadas.

48- No mundo, mais de 700 empresas vendem produtos licenciados Barbie. A venda de brinquedos e acessórios com a marca da boneca chegam a quase US$ 3 bilhões da receita global de US$ 4,8 bilhões da Mattel, eleita em 2008, pela revista Fortune, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar. No Brasil, mais de 50 empresas vendem mais de 700 itens com a boneca.

49- Vários eventos serão realizados em todo o mundo para comemorar o aniversário da boneca. Uma casa em tamanho real foi construída na Califórnia onde será realizada a festa de aniversário da Barbie. Os ambientes serão decorados por Jonathan Adler. A boneca também ganha uma butique especial dentro da famosa loja Colette, em Paris, e novas linhas de produtos, uma de roupas à venda na Bloomingdale de Nova York e uma de cosméticos, à venda na Sephora.

50- A primeira flagship store com a marca Barbie será aberta em Xangai no próximo mês. Serão 1,5 mil metros quadrados que abrigarão loja, restaurante e SPA.

A Casa da Barbie:


E a minha preferida: 


Créditos para Terra

1 comentários:

• juliana disse...

apesar de nunca ser uma 'louca' por Barbie, adorei o post e as historias citadas nele!
esta de parabéns!

:D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...